quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Fast-Jornalismo

O que o Ministro Haddad defende me parece uma injustiça enorme com os Jornalistas de verdade. Segundo a proposta do Ministro, se tornar jornalista seria algo próximo de ir ao shopping-center e pedir pelo número 1 no McDonalds. No caso, comprariamos um diploma de jornalista em uma faculdadezinha de quinta categoria. Tudo assim, FAST, sem compromisso.
Ora, é óbvio que ninguem se forma Jornalista em 6 meses, mesmo já tendo graduação em outro curso superior. Caso contrário não existiriam os cursos de Comunicação Social. Cursos de 6 meses, ou até um ano, contribuiriam somente para aumentar ainda mais o número de cursos superiores caça-níqueis que abundam pelos sistemas de ensino Brasil a fora.
Alem disso Jornalistas realmente bem formados, com cursos de 4 anos, passariam a ser comparados com pessoas que fizeram um cursinho tapa-o-sol-com-a-peneira. Aqui a injustiça!
Para mim, o meio-termo a ser atingido é outro. Acredito que este tipo de curso rápido para Jornalistas só deva ser aplicado para aqueles profissionais não-formados em Comunicação, mas que já tenham prática jornalística comprovada, durante anos... Caso contrário seria desvalorizar ainda mais, o já tão desvalorizado e mau-pago setor das Comunicadores Sociais.

18 de Setembro de 2008

Nenhum comentário: