sexta-feira, 25 de abril de 2008

Sére Cartas: Bicicletários, Mercenários

Ando pelo Rio de Janeiro quase todos os dias de bicicleta. Sinto na pele tanto os prazeres e a saúde que esse tipo de transporte proporciona, bem como os riscos e problemas decorrentes da falta de infra-estrutura. Semana passada mesmo tombei um baita tombo. Mas mesmo dividindo espaço com o barulhento, caôtico e perigoso tráfego de carros, e até correndo risco de vida, não desisto nunca da minha bike. Não só pela saúde de ferro que ela me proporciona, mas por saber que estou contribuindo para um mundo limpo, diferente de tudo que existe hoje.
Finalmente surgiu um projeto que parecia incentivar mais pessoas a deixarem seus sistemas de transporte convencionais e passarem a utilizar suas bicicletas, como eu. Me refiro ao projeto de novos bicilcetários no Rio de Janeiro patrocinado pelo Sul América Seguros, que tem ostentado gigantescos anúncios nas paginas de jornais e em outros meios da mída. Pena que os bicicletários de verdade não sejam tão eficientes quanto a propaganda que divulga o nome do Sul América. Eu, muito animado com a iniciativa, fui testar os protótipos instalados na praia de Ipanema. Chegando lá uma grande decepção, ao contrário do que o propagandeado, os biciletários são sucetícveis a ferugem sim, tanto que já apresentam traços de ferrugem em suas estruturas. Alem disso eles me parecem demasiadamente simples, e não me passam uma sensação de segurança. Sinceramente, acredito que os cidadãos cariocas, e principalmente o meio-ambiente, mereçam investimentos de verdade e uma infra-estrutura urbanística de qualidade.

Rio de Janeiro, 5 de Março de 2008

Nenhum comentário: